terça-feira, 28 de abril de 2009

FIA deve discutir limite de orçamento nesta quarta-feira

A introdução de um limite voluntário de orçamento na Fórmula 1 deve ser aprovada amanhã na reunião do Conselho Mundial de Esportes a Motor da FIA. Caso seja dada a luz verde, novas equipes devem apresentar interesse em fazer parte da principal categoria do automobilismo. Agora, falta apenas definir qual deve ser o teto a ser definido pela entidade.Na última semana, o presidente da FIA, Max Mosely, pediu para que as equipes apresentassem uma idéia de qual seria um valor máximo ideal. Isso porque a proposta inicial de limitar o orçamento em 30 milhões de libras foi considerada muito baixa pelas principais escuderias da categoria.De acordo como site da revista Autosport, as equipes pediram mais tempo para analisar o tema. No entanto, essa decisão não impediu que a FIA desse continuidade em sua proposta, que voltará a ser discutida na reunião do Conselho marcada para esta terça-feira em Paris, na França.Inicialmente, a audiência de amanhã foi marcada para discutir a polêmico caso de mentira da McLaren no GP da Austrália. Contudo, é praticamente certo que a FIA irá aproveitar a ocasião para avançar nos regulamentos da categoria para 2010. E o limite orçamentário será discutido.Como as equipes não enviaram um limite para a entidade, acredita-se que um teto deve ser aprovado, mas se que ele seja inicialmente estipulado. O novo valor será definido após futuras negociações com as equipes.Com isso, a FIA deve apenas determinar quais serão os critérios técnicos dessa limitação orçamentária, especificando o que será permitido e o que será vetado para quem ficar acima do limite estabelecido.Para o presidente da Toyota, John Howett, acredita que essa é uma questão complexa. “É tudo bastante complicado. É preciso saber o que está incluído e o que não estará. Na nossa opinião, o salário dos pilotos deve fazer parte se a gente realmente quiser falar sobre redução nos custos. Mas tem muitas diferenças nas opiniões das equipes. É preciso levar em conta que quem fornece motor precisa ter um limite maior”.
Fonte: F1naweb

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